gadget

Gadget: tecnologia para descomplicar o dia-a-dia

14/03/2021 1 Por BigBuzzBR

Gadget: Traduzindo do inglês, significa engenhoca ou bugiganga, mas apesar de um sentido pejorativo da palavra são criados para facilitar funções específicas e são muito úteis no cotidiano.

Gadget: o que é e para que serve?

Gadget é um termo que sempre foi utilizado para designar dispositivos eletrônicos portáteis, tais como, smartphones, tablets, notebooks, GPS, HD externo, câmeras, smartwatches, óculos de realidade virtual, entre outros. Atualmente, é definido como um dispositivo ou ferramenta mecânica ou eletrônica. Os top gadgets do mercado na atualidade, sem dúvida, destacam-se os smartphones, os tablets, os videogames portáteis e a sensação do momento, o drone.

Na indústria de softwares, o termo é usado para nomear programas que oferecem múltiplos serviços executados e gerenciados em um mesmo ambiente, em um aplicativo desenvolvido para cada um.

Já no universo da informática, Gadgets referem-se a miniaplicativos desenvolvidos para tornar mais simples a vida dos usuários, oferecendo informações úteis quanto na melhoria de serviços pré-existentes.

Gadgets não possuem uma forma única e padronizada, eles podem ser muitas coisas diferentes e com funcionalidades diferentes. Desta maneira, existem diversos tipos de Gadgets com funções que podem ser muito úteis para você. Conheça alguns Gadgets que podem otimizar seu dia-a-dia:

Smartwatches
Os smartwatches são relógios inteligentes com funções similares às dos smartphones. Além de possuir aplicativos como GPS, calculadora, telefone, entre outros, ele também pode ser uma excelente ferramenta para vida fitness e saúde em geral. Resumindo, um smartwatch funciona como um celular de pulso totalmente personalizado. Basta conectar ao seu smartphone e pronto!

Óculos de realidade virtual
De modo geral, trata-se de um tipo de tecnologia vestível que, geralmente, é apresentada em forma de óculos que permite o usuário imergir em um ambiente virtual.

Drones
Basicamente, os drones podem ser definidos como veículos aéreos não tripulados, com a capacidade de realizar inúmeras tarefas, controlados de forma remota.

Gadget e apps para pet
O mundo pet também tem ganhado excelentes gadgets para o facilitar a vida dos tutores.

Atualmente, você já encontra coleiras com Coleira com Qr Code localizador GPS, que transmitem vídeos em real time. Outros aparelhos que monitoraram a saúde dos animais como o Whisley 360º. Tem também o Meowtalk que traduzem miados, e projetos experimentais de aplicativos que avaliam dor como Animal Pain e o FIDO que interpreta comandos caninos.

Alguns aplicativos e dispositivos já estão disponíveis no Google play, Apple Store e Amazon; outros ainda estão em fase de teste, mas que vale a pena acompanhar.