ecosia

Ecosia: pesquise na web e plante uma árvore

14/03/2021 0 Por BigBuzzBR

A Ecosia é um mecanismo de busca da web, assim como o Google. A diferença é que a plataforma alemã doa pelo menos 80% de sua receita excedente a organizações sem fins lucrativos que apoiem o reflorestamento e conservacionismo. Ou seja, o aplicativo usa o dinheiro arrecadado com publicidade para ajudar o meio ambiente.

O visual é muito parecido com o do Google, o que torna a experiência familiar e intuitiva. Também é possível criar uma lista de sites favoritos, abrir páginas em abas diferentes e acessar o histórico de acesso. Porém, a quantidade de resultados encontrados geralmente é inferior à captada pela concorrente, porém os principais resultados são assertivos. A ferramenta tem outros diferenciais do Google: não salva pesquisas pois são sempre criptografadas, não rastreia os sites que você visita e não vende seus dados para anunciantes.

O interesse, segundo a empresa desenvolvedora, não é faturamento comercial mas plantar o maior número possível de árvores pelo planeta, através da receita obtida a partir de cliques nos anúncios publicitários exibidos nas pesquisas. Portanto, usar adblocks impedirá a ajuda no reflorestamento.

Segundo a empresa responsável pelo navegador, em média, são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore. No total, já foram plantadas mais de 65 milhões de mudas, na Etiópia, Brasil, Indonésia, Espanha, bem como em muitos outros locais ricos em biodiversidade.

O Ecosia é gratuito e funciona nos navegadores web, com extensão para Chrome, e em smartphones Android e iPhone (iOS).

A extensão para Chrome, substitui o Google como mecanismo de buscas padrão no navegador, ou seja, ao pesquisar algo na barra de endereços, a omnibox mostrará os resultados encontrados pelo Ecosia. Entretanto, os resultados demoram um pouco para serem revelados, em comparação ao Google.

Já o aplicativo para Android e iPhone (iOS) também funciona como navegador, permitindo acessar os sites livremente dentro do próprio app.

Leia também: GADGET: TECNOLOGIA PARA DESCOMPLICAR O DIA-A-DIA