Aprender a tocar

aprender a tocar um instrumento melhora a saúde mental

08/04/2021 0 Por

Aprender a tocar um instrumento afeta positivamente a saúde mental e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade. É o que diz a pesquisa encomendada pelo Spotify e conduzida como um complemento do podcast de Niall Breslin, chamado “Where Is My Mind?”, que fala sobre a interseção entre música e saúde mental.

O experimento, realizado no Reino Unido durante a pandemia em 2020, acompanhou o desenvolvimento de 400 adultos aprendendo a tocar ukulele. A ideia era analisar se haveria melhora no humor dessas pessoas.

Confira o podcast Where Is My Mind? de Niall Breslin no Spotify! (Em inglês – sem tradução)

Para o episódio “The Lockdown Ukulele Rockdown”, o apresentador doou os instrumentos para as pessoas aprenderem a tocar “Home” de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros e, então, acompanhar os efeitos nos participantes.

Depois de analisar a melhora no quesito humor, a segunda etapa do experimento explorou como aprender a tocar um instrumento musical estimula o desenvolvimento de outros sentimentos.

Os pesquisadores descobriram que 89% dos participantes percebem a saúde mental afetada positivamente por tocam regularmente um instrumento. Desses, 56% se sentem relaxados, 48% satisfeitos e 43% em paz.

Um terço dos participantes disseram que tocar lhes dava “um senso de propósito na vida”. Além disso, 75% deles declaram que os instrumentos são a principal escolha deles quando querem relaxar ou aliviar o estresse.

Quando questionados os motivos pelos quais mais preferem tocar um instrumento, 54% escolheram ser após um dia estressante no trabalho, 34% preferem tocar no momento que estão se preocupando com dinheiro e 30% tocam quando estão ansiosos com eventos próximos.

Que tal aproveitar o isolamento social para aprender a tocar um instrumento?

você curte ALÉM DE música, filmes/séries e Podcast?

Então você não pode perder o “Pop Music Filmes & Séries” um podcast que conta um pouco sobre a trilha sonora de filmes e séries que fazem (ou fizeram) muito sucesso por aí! Ouça o episódio que conta um pouco sobre as composições musicais de DARK, a premiada websérie alemã, uma produção inédita Netflix. Clique para ouvir!

Leia também

Exposições virtuais: viaje pelo mundo